Instituto Brasileiro de Musica e Educação

Anteriormente denominado Associação Cultural Amigos da Providência, o Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) foi fundado em 2011, no Morro da Providência (Rio de Janeiro), e acumula um amplo histórico de projetos que promovem formação artística, educacional e profissional para crianças, adolescentes, jovens, seus familiares e as comunidades do entorno.

Em sua trajetória, o IBME consolidou inúmeras parcerias institucionais e apoiadores, tais como a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a Petrobras, a Light, a BrazilFoundation, o Instituto Lojas Renner, o Instituto Net Claro e a Embratel, a Braskem, a Fabrica Carioca de Catalizadores, a Escola de Música da UFRJ, os consulados do México, da Espanha e da Bélgica, entre outros.

Além do Programa Orquestra nas Escolas, conheça outros projetos:

Alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um programa que oferece recursos lúdicos para auxiliar a atuação de professores da educação pública nas mais diversas disciplinas do ensino fundamental e da educação infantil, em especial o ciclo de alfabetização.

Com parceria da Enel, está presente em mais de 400 escolas da rede pública, em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Para conhecer e aplicar o conteúdo, o Sinta o Som oferece formações remotas e presenciais, pelas quais já passaram mais de 7.000 professores.

A partir de cadernos impressos, um aplicativo, uma comunidade de experiências, animações e uma série de outros conteúdos, os coordenadores e docentes têm acesso a uma série atividades relacionadas a músicas, contação de histórias, jogos e muito mais!

• 1
  • 2
  • 3
  • 4

Criado em 2011, o Som+Eu atua em Duque de Caxias e no bairro de Santa Cruz (zona oeste do Rio de Janeiro), oferecendo oficinas musicais gratuitas no contraturno escolar para mais de 3.000 crianças e jovens.

Com o patrocínio da Braskem e da Fábrica Carioca de Catalisadores, seus inúmeros projetos, tais como a Orquestra Tubônica e o Ateliê Solidário, trabalham com temas relevantes como a educação ambiental e as novas tecnologias e contam com a forte atuação de familiares e das comunidades do entorno.

Por sua atuação, foi agraciado com o Prêmio Porto Maravilha Cultural, em 2014, da Prefeitura do Rio, e o Troféu Pequeno Cineasta, em 2015.

• 1
  • 2