A fachada da Escola Paulo Freire, localizada no Centro do Rio de Janeiro, foi palco de uma apresentação memorável na noite do dia 17 de dezembro. O Concerto intitulado Janelas da Educação Carioca, realizado pelo Programa Orquestra nas Escolas, reuniu cerca de 300 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, entre os integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, Coro Laboratório Orsina da Fonseca, além do Coro de Professores. A apresentação fez parte da Programação de Natal do Programa.
As janelas do prédio histórico da Escola Paulo Freire fizeram parte do cenário do concerto e ganharam iluminação especial, que levou o espírito natalino a plateia e a quem passava pelo local. Nelas, alunos e professores, sob regência da professora Denize Vieira, foram o destaque e suas vozes ecoaram com músicas clássicas e muito especiais. No palco, montado na calçada da escola, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, sob a batuta do maestro Anderson Alves, recebeu a mezzo-soprano Beatriz Baptista e emocionou o público.
No repertório, obras de grandes compositores, como Fanfarra e Celebração de Claude Smith, Habanera da Ópera Carmen, de Bizet, que contou com a participação da solista Beatriz Baptista, assim como Caceleras de Las Hijas del Zebedeo, de Ruperto Chapí. Na segunda parte do concerto, junto com a orquestra, o coro se apresentou com Hallelujah, de Handel, Adeste Fideles, de John Francis Wade, Noite Feliz, de Grüber, entre outras músicas.
A Programação de Natal do Programa Orquestra nas Escolas acontece ainda nos dias 19, às 19h, com o concerto Una Noche en España na Grande Sala da Cidade das Artes, na Barra Tijuca, e no dia 20, às 17h, no Teatro Gonzaguinha no Centro do Rio.